sábado, 30 de março de 2013

O Verdadeiro Sentido da Páscoa


 Olá amados irmãos e irmãs em Cristo, uma já é bem clara para todos nós, qual a primeira coisa que vem na cabeça quando falamos de Páscoa? "Ovos de chocolate e Coelhinhos"... não é pecado nenhum presentear as pessoas com ovos de chocolate ou associar os mesmos aos coelhinhos, que tem seu sentido cristão de que a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar, pelo mundo, a mensagem de Cristo. Mas o que não pode acontecer é colocarmos estas figuras e símbolos como protagonistas no lugar de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois a Páscoa significa a passagem das trevas para a luz, da perdição para a salvação, Jesus ressuscitou, venceu a morte para nos dar a vida eterna.

 Portanto depois de termos vivido a Semana Santa e participarmos hoje da linda missa do Sábado de Aleluia, quando amanhecer o dia ao invés de cantarmos "Coelhinho da páscoa que trazes pra mim..." possamos cantar co a boca e o coração "Aleluia, ressuscitou o Meu Senhor". Fiquem com Deus e o amor de Maria, deixem seus comentários abaixo. até a próxima!


Significados:

  Cordeiro - que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho; O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, pois relembra o sacrifício realizado pelos israelitas, no primeiro dia pascal, como símbolo da libertação do Egito.

No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".
  • Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo; Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade. Sendo Filho de Deus, Ele morreu da forma mais humilhante que havia em S
  • Pão e Vinho - simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos; Foi na Última Ceia, na Quinta-feira Santa, que Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao Seu amor. Transformados em Seu Corpo e Sangue, os alimentos foram oferecidos a Seus discípulos.

    • Óleos Santos - É na Quinta-feira Santa que se celebra a Missa do Crisma. A cerimônia ocorre nas catedrais, onde os óleos sacramentais usados no batismo, na crisma e na unção dos enfermos são abençoados pelo bispo e os sacerdotes.
    O óleo simboliza o Espírito Santo, aquele que nos dá forças para viver o Evangelho de Jesus Cristo.
    O fogo - No início da cerimônia da Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo, a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo", símbolo da vida nova, da realidade da criação renovada pela morte e ressurreição de Jesus.

    A água - No Sábado Santo, durante a celebração da Vigília Pascal, o sacerdote faz a bênção da água batismal que será utilizada nos batismos durante todo o ano, mergulhando o Círio Pascal na água, invocando a força do Espírito Santo havendo ou não batismos.
Na aspersão da água benta no povo, realiza-se a renovação das promessas batismais. A água simboliza a pureza, a purificação e a renovação.
  • Coelhos - É o símbolo da fertilidade. São animais que reproduzem com facilidade e em grande quantidade. Representam, portanto, a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar, pelo mundo, a mensagem de Cristo.
  • Ovos de Páscoa - Simbolizam uma nova vida. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A Ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.

Fonte final: Canção Nova Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não sera tolerado nenhum tipo de ofensa através de comentários com a pena de exclusão do mesmo!