sábado, 30 de março de 2013

Deus, Misericórdia e Justiça



Olá irmão e irmãs, Deus é totalmente justiça e totalmente misericordioso, isso é um fato. Mas como entender isso?
 Vamos começar pela misericórdia "Em muitas passagens da Sagrada Escritura, Deus mostra-Se misericordioso, especialmente na parábola do Pai misericordioso (Lc 15,  11 - 32), que vai ao encontro do filho perdido e o acolhe incondicionalmente, para celebrar com ele a alegre festa do reencontro e da reconciliação." Catecismo [1846, 1870]
 Nós só temos a oportunidade de entrar no céu porque Deus em sua infinita misericórdia nos enviou seu filho amado para morrer por nós e redimir a humanidade. Portanto irmãos, Deus é misericórdia! Podemos nos lembrar do que o nosso Papa Francisco nos disse em seu primeiro Angelus " Deus nunca cansa de nos perdoar, somos nós que cansamos de pedir perdão", e com essas simples palavras ele nos lembra das vezes que fomos, até hoje, indiferentes com a Misericórdia Divina. Portanto fica a mensagem, Peçamos sempre perdão a Deus e confessemos todos os nosso pecados.


 E é nessa dinâmica da misericórdia que entramos na justiça de Deus, pois uma  é fruto da outra. Mas ai vocês podem se perguntar, "se Deus é misericórdia como Ele pode nos castigar?" e a resposta é muito simples, Nosso Pai não é um pai que mima o seu filho passando a mão na cabeça e o incentivando a fazer tudo de errado só por que de sua vontade, pelo contrário, Ele é o Pai perfeito que sabe o melhor para nós e por isso nos impõe limites para que nos tornemos pessoas melhores e cada vez mais perto da santidade, assim ficando mais perto d'Ele. Muitas vezes não compreendemos os verdadeiros castigos de Deus, que se justificam pela intenção em que o mesmo é colocado de forma que se um pai castigar o seu filho por pura ira estará pecando pois nós não devemos agir por instinto, mas se castiga-ló paro o seu bem estará fazendo a coisa certa pelo motivo certo,o que acontece é que nestas diversas vezes temos um olhar humano e falho, podemos pegar uma frase de São Máximo o Confessor, que vivia na realidade dos monges do deserto que passavam o dia todos clamando Kyrie Eleison (Senhor Piedade), ele dizia "Os idiotas clama a misericórdia de Deus o dia todo e quando aparece não a reconhecem".

O que temos que entender é que Deus é 100% justiça e misericórdia e nunca cansa de nos perdoar, mas também é em nossa tribulações que Sua misericórdia se manifesta. Fiquem com Deus e o amor de Maria, e deixe seu comentário sobre a matéria logo ai em baixo, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não sera tolerado nenhum tipo de ofensa através de comentários com a pena de exclusão do mesmo!